Empresa de otome games, Quinrose, declara falência

É isso mesmo gente. A empresa da famosíssima série “Heart no Kuni no Alice”, cujos mangás serão lançados no Brasil como dito em um post anterior no Otomices, faliu. Para ajudar, diversos rumores estão rolando pelo 2ch (uma espécie 4chan, só que em japonês) em relação à empresa. Foi também anunciado que ela parou de funcionar no dia 25 de setembro deste ano.

Pois é, uma notícia chocante para alguns, mas para outros pode não ser tanto, mas os fatos não mudam: Quinrose realmente faliu e parou as vendas. Ninguém sabe ainda como ficarão os diversos títulos, novos ou ports, anunciados (provavelmente simplesmente serão cancelados).

A causa da falência deles seria, segundo a própria Quinrose, culpa da competição grande no comércio e também da repentina expansão da indústria de jogos para celular, que eles não foram capazes de conseguir acompanhar. As medidas que decidiram tomar em relação a essa situação foi suspender o funcionamento da empresa, parando de vender os jogos. Entretanto, parece que eles ainda planejam lançar coisas novas, não se sabe como (é possível que outra empresa compre a Quinrose).

Todos os artistas da Quinrose estão anunciando que são freelancers agora, aparentemente. Fujimura Mamenosuke, artista dos jogos e remakes mais atuais de Alice e também autora do mangá, postou uma nota em seu site dizendo que agora é freelancer. Inclusive, ela declara que também está aceitando pedidos de trabalho.

Diversas pessoas estão discutindo quanto a essa decisão da empresa e vários rumores estão rolando à solta. Não é possível confirmar nenhum deles, mas há um thread “anti-Quinrose” no 2chan que aparentemente há algumas declarações de plágio de arte (utilizando a técnica de traçar por cima de um outro desenho) e dos funcionários receberem um péssimo tratamento. Novamente, não é possível confirmar nenhum dos rumores e como alguns já existiam há algum tempo, estão ganhando mais força depois da falência da empresa.

COMENTÁRIOS

Eu não estou tão surpresa, mesmo que a princípio eu tenha me surpreendido um pouco, mas foi mais um “então realmente se tornou verdade…”. Como dizer, eu gosto até da Quinrose, não tem como, guardo um carinho especial porque Heart no Kuni no Alice foi, literalmente, meu primeiro otome game! Mas eles cavaram a própria cova. Quem acompanha as revistas, consegue notar isso: eles anunciavam VÁRIOS, vários títulos MESMO (novos ou ports). Quando eram ports, eram “remakes”. Sempre que ia ter algo novo, no mínimo, a arte seria refeita.

Isso é ruim? Claro que não. O problema é quando você abusa e anuncia até demais, aí se torna um problema. Como vai arcar com os custos? Além disso, vários dos jogos novos deles tinham sempre o mesmo estilo de arte (por isso nem duvido dos rumores dos funcionários receberem péssimo tratamento) e os temas das histórias raramente haviam algo novo. O cast sempre era ótimo, acho que é uma das empresas que mais conseguia variar os seiyuus, mas do que adianta? Existem pessoas que se interessam meramente pelo cast – outras, não. Se a história não for tão interessante assim, passam longe. Não dá para apostar tudo apenas no cast de personagens…

Além disso, culpar que o “mercado está competitivo demais” já é bobeira (era só inovar um pouco, sabe, eles quiseram ficar muito na série Alice também), mas é ainda mais culpar a indústria de jogos para celulares. Eu nem sou fã de jogar no celular, mas sério mesmo? Diversas empresas já estão tomando iniciativas (ou já tomaram) quanto a essa nova indústria, dá para ver ports para jogos ou exclusivos vindo da Otomate, Rejet, Broccoli, tudo para mobile. Dava para criar diversas coisas com a série Alice, se eles queriam tanto continuar com ela, fazer jogos contendo cartas, batalha, etc.

Enfim né, acho que é hora de dar bye bye para os ports de Alice… Até ver no que os planos deles vão dar.

Fonte: TSR, 4gamer.

Anúncios

4 comentários sobre “Empresa de otome games, Quinrose, declara falência

  1. Eu vi vc comentando no Twitter ontem e eu meio que imaginei mesmo. Não faz muita diferença pra mim *malvada*
    Mas é que a QR andava lançando uns games meio blah perto da Otomate, Rejet e tals. Fora que essas lançam muitas outras coisas como drama cds tmb e tals, então não é a toa que as pessoas prefiram.
    Sobre a arte da QR eu nunca achei ruim, até pq a arte não é bem deles e sim dos artistas. Só acho que se a QR tivesse investido mais em algumas coisas não teria ido a falência.
    Concordo com vc sobre ser desculpa a grande competição entre as empresas, meio nada a ver isso, mas…
    O único jogo que eu “joguei” foi Alice mesmo(que aliás nem terminei até hoje :P)
    O resto dos jogos nunca me chamou atenção :/ infelizmente!
    E idem, tmb não sou fã de jogos de celular. Prefiro Pc ou videogame mesmo.

    Curtir

  2. Nossa, que triste isso D:
    Dos jogos deles eu só joguei Alice mesmo, mas gostava bastante… Mas realmente, comparando com as outras empresas, eles não lançavam coisas tão interessantes. É uma pena. :\

    Curtir

  3. Cara não acredito que a QuinRose faliu!
    Amava Alice no Kuni e Juliet vs Romeu, mas tenho que dizer que não sabia sobre os rumores ou da falência, que alias fiquei sabendo agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s