Primeiras impressões do anime de Norn9

Um dos mais novos animes de adaptação de otome game já foi lançado, Norn9! Até agora, apenas o primeiro episódio foi lançado (depois de muita espera). Confira o post completo para as impressões!

Norn9 é um otome game criado pela Otomate para PSP e PS Vita que, inclusive, ganhou uma tradução pela Aksys. Confira o post completo sobre o game aqui! O enredo é, basicamente, um grupo de jovens com poderes sobrenaturais (X-men) viajando dentro de um navio flutuante enorme.

O primeiro episódio de Norn9 não seguiu exatamente o começo da obra original. O jogo começa com Sorata (um garotinho de uma era mais parecida com a nossa) transportando-se, acidentalmente, para o passado. Lá, ele encontra Koharu, uma garota com amnésia e os dois acabam entrando no navio juntos. Já o anime começa pelo ponto de vista da própria Koharu e ela não acaba se encontrando com o Sorata em momento algum, e sim com o Kakeru.

Deixando a ausência do Sorata de lado, nada vai muito fora do original; personagens principais são apresentados e algumas coisas são explicadas, como o fato deles possuírem poderes e que precisam ficar nesse navio com uma espécie de cidade em seu interior. Eles cuidam de seus próprios suprimentos e há casas para residirem. Obviamente, todos ficam um tanto desconfiados da Koharu, por ela não se lembrar nem de seu próprio nome no começo, mas tentam deixar isso de lado.

Bem, vamos começar a falar dos casais (que é o que a maioria se interessa). A abertura insinua bastante que os pares principais serão: Kakeru x Koharu, Natsuhiko x Mikoto e Akito x Nanami. Kakeru x Koharu foi BASTANTE insinuado nesse episódio, por sinal. Esses casais são praticamente os “poster casais”, ou seja, os que mais apareciam (e aparecem) em ilustrações oficiais, além de que são as rotas mais focadas na história como um todo. Difícil de explicar sem spoilers, mas são as rotas com mais “conexão”, digamos assim. Eu diria que a escolha é certa e realmente espero que continuem com essas rotas. Apenas espero que mencionem coisas das outras rotas, como mostrar o background dos outros personagens também, mesmo que eles não sejam o par romântico das garotas (coisa que não é exatamente difícil de se fazer com Norn9).

hmmmm kakeru
HMMMMMMMMM KAKERU….. HMM safadenho. Tu é rápido hein

Minha maior preocupação com a adaptação é um simples fator: a quantidade de personagens. Em uma Visual Novel, não é tão complicado arranjar espaço para cada um quanto com um anime cujo número de episódios ainda nem sabemos. Do fundo do coração, espero que não seja 12~13 episódios, porque não será o bastante para mostrar BEM cada um dos personagens. Um dos pontos mais fortes de Norn9 é justamente a variedade de seu cast de personagens, incluindo os homens e as mulheres (temos 3 heroínas bem diferentes uma da outra, afinal!).

A abertura está fantástica. Música ainda é da Yanaginagi (apesar de ser uma música completamente nova) e se basearam na própria abertura do jogo. Foi uma grande surpresa saber que o Ikuhara (diretor de Utena, Mawaru Penguindrum e Yuri Kuma Arashi) fez o storyboard da abertura. E mais uma vez temos uma abertura do Ikuhara com uma grande atenção nas mãos cof cof. Tenho fé que o encerramento será muito bom também, pelo menos a música, já que será cantada pela Oda Kaori (mesma cantora das aberturas dos jogos de Amnesia e Shinobi Koi Utsutsu).

Comparação Abertura Anime vs Jogo 1
Na esquerda, ilustrações da abertura da versão de PS Vita. E na direita, do anime.
Comparação Abertura Anime vs Jogo 12
Na esquerda, ilustrações da abertura da versão de PS Vita. E na direita, do anime.

Em geral, a animação está boa. Nada fantástico, há alguns frames meio mal desenhados, entretanto nada fora do normal (grande parte dos casos, isso é corrigido nos BDs). O traço da Teita foi muito bem adaptado e os personagens têm bastante expressão. Digo isso porque tem vários casos de animes de otome game que a arte até fica bonita em formato de anime, porém pecam no quesito de expressividade, vide Amnesia. Em Norn9 já não há o mesmo problema. Quanto ao CGI, foi bem utilizado nas cenas em que mostram o navio enorme e não foi nada horrendo, bem pelo contrário. Os cenários de Norn9 já eram bem belos no jogo e acredito que conseguiram demonstrar isso bem no anime também.

Cenário Norn9 1

A música também não deixa a desejar (ainda bem, é um dos pontos fortes de Norn9 também!). Apesar de não termos o Nobuo Uematsu nos créditos, ainda temos o Kevin Penkin, com algumas músicas novas e outras muito bem reutilizadas. O ambiente calmo e relaxante ainda é bem representado na trilha sonora.

Se houve algo que não me agradou muito foi apenas a ausência do Sorata. Julgando pela preview do próximo episódio, ele provavelmente aparecerá, só não sei COMO o irão enfiar. Bem, independente de como colocarem ele na história, definitivamente é melhor do que simplesmente ignorarem a existência dele, até porque o garoto é um personagem importante. De resto, acho que foi uma boa adaptação, apesar de poder ter sido um tanto quanto confuso para quem não conhece a premissa ainda, mesmo com as explicações. Claro, é apenas o primeiro episódio e provavelmente explicarão mais coisas depois.

Não vou guardar muitas expectativas ou esperanças de ser uma ótima adaptação, vou deixar isso para quando anunciarem o número de episódios. Considerando que é uma colaboração de dois estúdios com poucos títulos também, é difícil de fazer previsões. Veremos mais para frente!

Esse artigo não reflete a opinião de toda a equipe do Otomices, e sim apenas de quem o escreve. Você concorda? Discorda? Faça seu comentário com suas impressões.

Anúncios

5 comentários sobre “Primeiras impressões do anime de Norn9

  1. Ainda não comecei o anime, depois que terminar de lançar eu assisto :v
    Mas que anime de otome game que é igual o jogo? u.u quase nenhum! Até Heart no Kuni o filme foi bem “o que aconteceu? Entendi nada” :v
    UtaPri também é assim, né! Já que no jogo as estórias são bem diferentes do anime.
    Mas eu acho legal que eles façam animes de otoges ^^ antes eu não apoiava, mas agora tanto faz xD
    A abertura eu vi e ficou mesmo igual =) adorei!! Nagi Yanagi *-* amooo!
    “poster casais” é o que todo anime de otoge tem xD acho que só Amnesia que não ficou tão visível hehehe pelo que eu me lembre :p
    Legal o post :D adorei!!!
    E é uma pena mas eu acho que serão só 13 eps. mesmo =/

    Curtir

    1. Quase nenhum mesmo, mas ainda tenho esperança de fazerem adaptação boa ;; eu não gosto muito de animes de VN que fogem totalmente da história ou fazem uma adaptação corrida, então sou bem crítica com isso. Heart no Kuni no Alice eu deixo passar porque o filme foi mais um fanservice para quem já conhecia a série mesmo =x não uma série para gente que não fazia ideia do que o que era. Agora séries de anime são diferentes, é para gente que nem conhece E para quem conhece ;;
      Simm ficou linda <3
      Sim, só que maioria deles sempre acaba no harém end né =x nem Amnesia escapou disso, mesmo tendo uma true route…
      Eu também to achando, mas vou tentar torcer para meu achismo estar errado…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Assisti o primeiro episódio ontem e achei ele OK. Achei q a animação ficou boa e foi legal ver como ficam os cenários em “3D” (acho que algumas localidades foram modificadas, como a “sala de reuniões” por exemplo, mas pelo menos pra mim a mudança foi pra melhor). E eu também pude ver minha Koharu fofa animada *.*

    Ainda não tenho uma opinião formada sobre como vão adaptar o enredo, mas acredito que a quantidade de personagens será um desafio (a própria vn eu acho q tem personagens demais), e eh muito provável que alguns deles (como o Heishi e o Itsuki, cujas rotas não tem quase nada da trama principal) acabem ficando de lado.

    PS: Não querendo ser chata (mas sendo =p), pelo que entendi tanto no anime quanto na VN a Koharu não tem Amnésia, ela apenas não se lembra do nome, já que, como ela não tinha contato com outras pessoas por causa de *spoilers*, seu nome nunca era usado.

    Curtir

    1. Sim, notei essa mudança da sala de reuniões, mas eu achei que ficou melhor também o/ A Koharu é uma fofa mesmo <3
      Sim :// é a maior preocupação. A rota do Senri provavelmente vai ser mesclada com a do Akito também…
      PS: Ah, eu não quis dizer amnésia completa, e sim parcial, já que ela tem dificuldade de se lembrar de algumas coisas, como seu nome, entre outros (até agora, no anime). Na VN dá pra saber o porquê disso, mas eu acho que no anime ainda ficou meio vago se ela tem ou não amnésia, por mais que ela diga 'não', ela parece lembrar apenas alguns fragmentos (que nem na hora que ela lembra de seu próprio nome ou quando ela diz que não lembra/sabe quem era o viajante que deu o nome dela. Poderia estar escondendo ou só que não se lembrava mesmo). Mas eu editarei mesmo assim XD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s